Blog Serrado VinhosCURIOSIDADES, DICAS E HISTÓRIAS SOBRE O UNIVERSO DOS VINHOS

A arte da produção de vinho



A produção de vinho é uma arte tão antiga quanto às primeiras civilizações. Para os gregos e romanos ele era levado tão a sério que ambos possuíam deuses representantes dessa bebida maravilhosa.
Estudos sobre sociedades antigas sugerem que a produção de vinhotenha surgido nos continentes asiático e europeu. E na Europa, especialmente em alguns países como a França, foi desenvolvida a arte de produzir vinhos apreciados em todo o mundo.
O vinho embala apaixonados, está presente nas mais diversas comemorações e tem um papel importantíssimo em várias cerimônias religiosas. Trocando em miúdos, o vinho dá aquele toque especial nas ocasiões que ficam na memória.
Agora que falamos um pouco sobre como o vinho é prestigiado, que taluma pequena degustação sobre os tipos e como funciona o passo a passodo processo da produção de vinho?
OS VINHOS E AS UVAS
Seria impossível falar de vinho sem falar em uvas. Uma coisa que você também precisa saber, é que o tipo de uva usada na produção de vinho tem uma grande influência nas características e na qualidade do produto final.
As uvas verdes, também chamadas de uvas brancas, vão conferir aos vinhos a cor branca e as uvas tintas, por sua vez, irão atribuir a cor tinta à bebida. As uvas, tanto tintas quanto brancas, podem ser classificadas em: comuns, especiais ou superiores e nobres.
Apesar de existirem algumas variedades mais tradicionais de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, entre outras, existem também as variedades que são provenientes de cruzamentos e entre elas.
A maioria das uvas de melhor qualidade é originária de regiões europeias específicas. Porém, atualmente é possível cultivá-las em diversas partes do mundo, inclusive na América do Sul, o que possibilita a produção de vinhos de alta qualidade fora da Europa.
uvas-para-vinho
ETAPAS DA PRODUÇÃO DO VINHO
Como é dito por um personagem do filme O julgamento de Paris, “Um grande vinho é uma grande arte”. Para tanto, as etapas da produção do vinho devem ser realizadas de forma metódica para que se chegue a uma arte de qualidade. Elas se dividem em:
Vindima ou colheita: Essa parte do processo deve ser realizada no tempo certo para que não influencie negativamente na composição do vinho, como menor teor de açúcar e maior acidez.
Esmagamento das uvas: Nessa etapa se extrai omosto (mistura composta do suco, cascas e bagas). Tradicionalmente, ela era feita com os pés, método ainda utilizado em alguns lugares. No entanto, hoje em dia esse processo é mecanizado.
Fermentação: Aqui quem irá atuar são os microrganismos. É a etapa mais complexa de todas, pois a variação na temperatura ideal (de 25 a 30 °C) pode interromper o trabalho desses microrganismos responsáveis pela fermentação.
Filtragem: Nesse momento, são separados os sedimentos da parte líquida do vinho, por isso dizemos que ele é clarificado.
Envelhecimento: Etapa também muito importante, pois é nela que o vinho assimila parte de alguns dos seus aromas. Pode ser feito em garrafas ou em barris de carvalho, que devem ser armazenados em local com pouca luz e temperaturas amenas.
Acredito que essas dicas vão lhe dar uma ajuda quando ficar em dúvida sobre qual vinho comprar para alguma ocasião. Seja na alegria ou na tristeza, o fato é que um bom vinho será uma boa companhia a mais. Porém, aprecie com moderação!

Tags: Degustação De Vinhos , Produção De Vinhos

ONDE ESTAMOS

DEPOIMENTOS

CONTATO

Sistema e hospedagem mantidos por Mônada Soluções Criativas . Todos os direitos reservados.
Propriedade intelectual por Serrado Vinhos. Cópia somente sob autorização.